Seja um Profissional com vaga garantida no mercado de Trabalho!

sábado, 3 de julho de 2010

BRASIL ELIMINADO: Como contribuo para o tamanho da minha frustração e como lidar com essa carga adversa?


Infelizmente chegou a hora de guardar os kits! Torcer pela seleção brasileira virou uma uma terapia, um alento para milhões de brasileiros que extravazam frente a tanta desordem social. Compartilhamos ontem a derrota do Brasil para a Holanda na copa do mundo 2010, deixando sem dúvida um sentimento estranho no peito de quem realmente ama e acredita no Brasil. Para entendermos melhor como lidar com essa carga emocional, falarei um pouco sobre esse desconforto denominado frustração e como contribuímos para sua ocorrência, intensidade e como ele impacta a nossa vida!
Entendendo o que é basicamente, podemos lidar e nos organizar melhor diante de situações altamente potenciais, passíveis do aparecimento da frustração e vivenciar instrumentos que possam diminuir os sintomas. A frustração popularmente falando é simplesmente a insatisfação de um desejo humano, onde a nível psíquico, diríamos que é apresentação de um resultado inesperado a consciência do indivíduo , que esperava o diferente, de outra forma ou até mesmo totalmente o contrário. Todos nós somos frustrados, acredito que ao menos uma vez ao dia, pois nossos desejos, ou seja o que esperamos, nem sempre se concretiza ao longo dos acontecimentos cotidianos, no trabalho, na vida pessoal, etc...
O tamanho dessa "queda" emocional está intimamente ligado a diversos fatores, da qualidade de nosso pensamento, do ambiente onde vivemos, e de crenças pessoais, porém o fator mais determinante que contribui para a intensidade que a frustração vai apresentar em nossa vida é a importância que nós damos ao resultado ou modo de condução de determinado evento, dentro da dinâmica da nossa vida, da nossa existência. É difícil falar , mas mesmo de modo inacreditável existem hoje pessoas que deixam de se alimentar melhor para comparecer a jogos do time preferido, dito do coração! Expectativas exacerbadas depositadas num só evento do nosso campo existencial nos remete a um caminho inconsistente, onde pisamos não no firme, e sim no imprevisível! As consequências dessa decepção vão de uma momentânea ira até a um episódio de depressão vivido por semanas, o que possivelmente ocorrerá com muitos brasileiros. Em se tratando de mecanismo de defesa, o melhor é distribuir nossas expectativas de realização por vários setores de nossa vida, trabalho, vida pessoal, lazer, amor, visto que sempre irão ser percebidas as frustrações, leves, brandas, fortes e insuportáveis, entretanto sempre ligadas a importância que se dá aquele resultado no que diz respeito a nossa vida. A copa de 2014 está na porta, e procurar culpados para o resultado inesperado que nenhum brasileiro queria é uma forma de canalizar nossa frustração, assim como chorar, gritar, perder a fome, enfim tudo pode acorrer mudando nossa fisionomia e nosso comportamento diante desse Fracasso! O importante é que sempre estamos aprendendo consigo mesmo, experimentando como o nosso ser reage a tais situações, por isso, continuemos o torcer pela nossa Seleção que continua sendo a única pentacampeã e merece nosso carinho, mas sempre aprendendo que tudo continua na vida, e que o devir nos reserva várias frustrações, cuidando sempre de se reorganizar diante delas, tomando a medida salutar de reconfigurar, reestruturar os objetivos em nossa vida, nos realizando como ser humano ao encontro do tempo certo.

TODO SUPORTE PARA SUA PÁGINA NA INTERNET!

ENTENDA, SUPERE, VIVA MELHOR!!!

Psicologia - RedePsi