Este portal é dedicado ao conteúdo fascinante da psicologia, matérias, artigos e e-books relacionados com o comportmento do ser humano e a busca pelo equilíbrio emocional.
Seja um Profissional com vaga garantida no mercado de Trabalho!
sábado, 3 de julho de 2010
BRASIL ELIMINADO: Como contribuo para o tamanho da minha frustração e como lidar com essa carga adversa?
Infelizmente chegou a hora de guardar os kits! Torcer pela seleção brasileira virou uma uma terapia, um alento para milhões de brasileiros que extravazam frente a tanta desordem social. Compartilhamos ontem a derrota do Brasil para a Holanda na copa do mundo 2010, deixando sem dúvida um sentimento estranho no peito de quem realmente ama e acredita no Brasil. Para entendermos melhor como lidar com essa carga emocional, falarei um pouco sobre esse desconforto denominado frustração e como contribuímos para sua ocorrência, intensidade e como ele impacta a nossa vida!
Entendendo o que é basicamente, podemos lidar e nos organizar melhor diante de situações altamente potenciais, passíveis do aparecimento da frustração e vivenciar instrumentos que possam diminuir os sintomas. A frustração popularmente falando é simplesmente a insatisfação de um desejo humano, onde a nível psíquico, diríamos que é apresentação de um resultado inesperado a consciência do indivíduo , que esperava o diferente, de outra forma ou até mesmo totalmente o contrário. Todos nós somos frustrados, acredito que ao menos uma vez ao dia, pois nossos desejos, ou seja o que esperamos, nem sempre se concretiza ao longo dos acontecimentos cotidianos, no trabalho, na vida pessoal, etc...
O tamanho dessa "queda" emocional está intimamente ligado a diversos fatores, da qualidade de nosso pensamento, do ambiente onde vivemos, e de crenças pessoais, porém o fator mais determinante que contribui para a intensidade que a frustração vai apresentar em nossa vida é a importância que nós damos ao resultado ou modo de condução de determinado evento, dentro da dinâmica da nossa vida, da nossa existência. É difícil falar , mas mesmo de modo inacreditável existem hoje pessoas que deixam de se alimentar melhor para comparecer a jogos do time preferido, dito do coração! Expectativas exacerbadas depositadas num só evento do nosso campo existencial nos remete a um caminho inconsistente, onde pisamos não no firme, e sim no imprevisível! As consequências dessa decepção vão de uma momentânea ira até a um episódio de depressão vivido por semanas, o que possivelmente ocorrerá com muitos brasileiros. Em se tratando de mecanismo de defesa, o melhor é distribuir nossas expectativas de realização por vários setores de nossa vida, trabalho, vida pessoal, lazer, amor, visto que sempre irão ser percebidas as frustrações, leves, brandas, fortes e insuportáveis, entretanto sempre ligadas a importância que se dá aquele resultado no que diz respeito a nossa vida. A copa de 2014 está na porta, e procurar culpados para o resultado inesperado que nenhum brasileiro queria é uma forma de canalizar nossa frustração, assim como chorar, gritar, perder a fome, enfim tudo pode acorrer mudando nossa fisionomia e nosso comportamento diante desse Fracasso! O importante é que sempre estamos aprendendo consigo mesmo, experimentando como o nosso ser reage a tais situações, por isso, continuemos o torcer pela nossa Seleção que continua sendo a única pentacampeã e merece nosso carinho, mas sempre aprendendo que tudo continua na vida, e que o devir nos reserva várias frustrações, cuidando sempre de se reorganizar diante delas, tomando a medida salutar de reconfigurar, reestruturar os objetivos em nossa vida, nos realizando como ser humano ao encontro do tempo certo.
Assinar:
Postagens (Atom)