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segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A CRIANÇA QUE AMADURECE: APRENDENDO NOVAS CONEXÕES E SENTIDOS.


Em homenagem ao dia da criança, venho trazer-lhes informações muito importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional, e neurológico das nossas crianças. Estudos comprovados cientificamente, defendem o contato dos nossos filhos com diversas situações que demandem perguntas, diferenças de ambiente e situações.
O cérebro dos bebês está frequentemente em contato com o novo, o que permite novas conexões sinápticas, ou seja, outro caminho feito pelas informações entre os neurônios. A mãe é fundamental nesse processo , pois na maioria dos casos, por ficar mais com a criança, se torna a base de operações dos pequeninos. Existem trabalhos muito respeitados como a teoria de “Jean Piaget” que formulou um desenvolvimento, onde determinadas capacidades seriam apresentadas pelas crianças em certa idade, que quando não percebidas indicariam um alerta sobre uma deficiência.
Um dos campos mais beneficiados é o da fala. A criança em contato com materiais e com o mundo começam desde cedo a emitir sons, querendo passar uma comunicação. O que ocorre  naturalmente é a significação do objeto ou do que é indicado pela criança, pela mãe. Isso implica em um aprendizado identificado com o social e com o ambiente onde vive a criança, visto que muitas denominações de mundo são produto subjetivo, que implicarão na forma do bebê ver aquela situação novamente ou semelhante.
A apresentação de brinquedos que requeram do bebê um pensamento mais elaborado, tem de ter seu grau de complexidade diretamente relacionado com a faixa etária da criança, por isso é importante os pais atentarem para a classificação de idade impressa na caixa do produto, a qual respeita as capacidades dos anjinhos dentro de uma evolução de pensamento natural e de um padrão de segurança.
Permitir um mundo de idéias, ou uma vida pobre de estímulos exteriores a nossos filhos, faz com que tiremos deles a oportunidade de aproveitarem melhor sua capacidade de elaboração, como ainda pior, será se tentarmos acelerar alguns conceitos que dependem um do outro na cabecinha da criança, pois tudo é progressivo e um grande quebra-cabeça, dentro de uma mente em branco, que se aprimora adquirindo conteúdos.
Espero que nesse dia das crianças, os pais que já deram os presentes, os valorizem e encontrem a melhor forma de prover através desses, boas idéias aos seus filhos, assim como os que vão comprar, pensem no quanto podem oferecer desenvolvimento, brincando, estimulando-os com  estímulos construtivos, como texturas, formas e sons.
Quando falo de brincar, vale a pena incluir-se na brincadeira, pois pais e mães acrescentam muito ao sentarem com seus filhos, mesmo que brincando. A criança imprime essa presença na sua vida emocional, significando dentro de si pra sempre, isso como segurança, como base para ser um adulto feliz, por isso valorizem a prática do brincar!

HAMILTON FERREIRA DA SILVA JÚNIOR

Um comentário:

  1. Adorei o texto! Acho que o mais importante que o COMPRAR é o BRINCAR...sempre! Concordo com a sua colocação sobre o brincar...que é estar junto...estar presente!

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